Campanha Segunda Sem Carne

Há um bom tempo sem passar por aqui cá estou eu de volta.

Não me considero uma pessoa radical, a maioria das decisões que faço é embasado em muita reflexão e leitura. Há alguns anos venho mudando o meu estilo de vida, mas sempre devagar, explorando as possibilidades, respeitando o meu limite e acima de tudo respeitando o outro e outras culturas.  Não foi diferente quando decidi diminuir o consumo de carne. Hoje praticamente não como carne de mamíferos mas as vezes como carne de frango e peixe, em média 5 a 6 vezes por semana tenho uma alimentação vegetariana. Essa regrinha muda um pouco quando estou viajando, como disse, não sou radical e gosto de experimentar o que as pessoas locais comem.

Não faz nem um ano que eu me deparei com um programa muito bacana. É  excelente para aquelas pessoas que não querem parar de comer carne completamente (pelo menos não no começo) mas que ainda assim pensam em diminuir o consumo, seja pensamento na sua saúde, no direito a vida de outros animais, e no meio-ambiente.

Já ouviram falar da campanha “Segunda sem carne” ? O programa tem como ponto de partida o fato que segunda-feira é conhecido como o dia para mudanças, dia para começarmos transformações e novidades. Essa campanha já existe em 36 países e propõe a conscientização sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre nós, outros animais e o planeta, convidando a sociedade a tirar a carne e outros produtos de origem animal do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores.

Na internet existe centenas de artigos discutindo as vantagens de se ter uma alimentação com pouca ou nenhuma ingestão de carne, e por isso não vou ficar me prolongando no assunto.

Seja feliz e saudável

Em 2010, um estudo realizado pelo Departamento de Saúde Pública da Universidade de Oxford descobriu que comer carne não mais que três vezes por semana pode prevenir mortes por doenças cardíacas, câncer e acidente vascular cerebral. O ex-diretor científico Sir Liam Donaldson afirmou que a redução do consumo de produtos animais no Reino Unido em 30% impediria 18.000 mortes prematuras a cada ano.

by Segunda Sem Carne

 Pense não apenas no animal humano, mas nos outros também

Bilhões de animais são criados e mortos para a carne a cada ano. A maioria deles são criados em fazendas de produção intensiva, em locais apertados e gaiolas superlotadas, sem espaço para esticar pernas ou asas e sem acesso a luz do dia ou ar fresco. Comer menos carne é um passo compassivo que ajuda a impedir a crueldade e o sofrimento. Para aqueles que não querem deixar de comer carne, sempre dê preferencia a produtores de pequeno porte (isso vale também para a compra de vegetais). Em geral fazendeiros de pequeno porte desmatam menos, sendo assim mais benéfico ao meio-ambiente, além do mais, os animais são mais livres para andar e pastar, sem muitas praticas de confinamento. Se você soubesse que morreria aos 20 anos e que nada poderia fazer para mudar essa situação, iria preferir morar esses 20 anos em uma cadeia ou de forma mais livre?

by Segunda Sem Carne

by Segunda Sem Carne

Por último gostaria de deixar esse texto, perspectiva interessante. Vale a pena ler.

http://souvegetariano.com/colunas/de-como-eramos-vegetarianos-e-de-como-deixamos-de-se-lo/

No site Segunda sem carne, você encontra centenas de artigos sobre o assunto, além de deliciosas receitas vegetarianas e veganas.

http://www.segundasemcarne.com.br/

E ai, que tal passar pelo menos um dia da semana sem comer carne e outros produtos de origem animal?

6 comentários

  1. Nossa…. Estou sem palavras. Que belo texto!
    Estou ficando sem comer carne vermelha de segunda a sexta, mas agora, depois de ler o seu texto vou ficar segunda sem carne de qualquer espécie.
    Você é minha inspiração, meu orgulho, meu tudo.
    Eu te amoooooooo….

  2. Ótimo texto Carol. Já tem um tempinho que sou vegetariana… 30 anos… Rsrs… E sei o quanto é complicado esta questão de bem estar dos animais. Se as pessoas pelo menos prestassem mais um pouco de atenção do que consomem, e de quem consomem, acho que já seria um grande passo! 😉

    1. Com certeza Simone! Agora estou no processo de ter uma alimentação vegana pelo menos 3 vezes por semana, não é um processo fácil uma vez que eu amo queijo, mas é para um bem maior, estou focada 🙂

  3. Ah Carol, estava com saudades dos seus textos maravilhosos, com muita informação e leitura gostosa. Suas dicas são ótimas e muitos úteis (meu cabelo agradece suas dicas sobre o uso do shampoo). Agora irei tentar essa da segunda sem carne. Parabéns, e não some heim. Beijão, se cuida

Deixe uma mensagem!

