Adeus Shampoo

Morar em 7 cidades me ensinou muita coisa, mas se tivesse que escolher apenas um ensinamento, com certeza, seria a capacidade de viver minimalistamente. Ao longo desses 4 anos venho aperfeiçoando tal habilidade, já de antemão digo não ser tarefa fácil, principalmente por morar na Finlândia, país que possui as 4 estações bem definidas com temperaturas variando entre -30 a +30, mas bravamente digo que estou me saindo bem.

Estou sempre me questionando, me conhecendo, e me aceitando. Durante esse processo já me livrei de muitas coisas, uma das descobertas mais interessantes dos últimos tempos é, não preciso de shampoo. A mais ou menos um ano comecei a estudar sobre substâncias utilizadas pelos humanos e seus efeitos no homem e no planeta em geral. Uma das muitas substâncias que estudei foi o sulfato, principalmente o Lauril Sulfato de Sódio, encontrado em shampoo e outros detergentes.

Hoje fez 8 meses que nunca mais utilizei shampoo, detergentes e outros produtos de limpeza. Isto pode soar estranho para alguns, ou mesmo nojento, mas eu juro que não é. Os resultados foram excelentes e estou muito feliz.

Motivos pelos quais parei de usar shampoo, detergentes e outro produtos de limpeza (para que o post não fique muito grande, focarei apenas no shampoo)

Quando você lava o seu cabelo com shampoo, a água fica contaminada intoxicando peixes e outros animais aquáticos, além do mais, o sulfato tem efeito acumulativo no organismo, fazendo com que ao longo do tempo o efeito seja ainda mais maléfico. O sulfato muitas vezes não é detectado pelos filtros das cidades, fazendo com que também chegue até a nossa torneira.

Ele emite gases tóxicos quando aquecido, fazendo com que lavar o cabelo com água muito quente não seja uma ideia muito boa. Como se não bastasse, de acordo com um estudo da Universidade de Georgia (USA), a longo prazo a substância pode permear os tecidos do olho, cérebro e coração. O sulfato ajuda outros produtos químicos entrar em seu corpo. LSS é um potencializador de penetração, o que significa que suas moléculas são tão pequenas que são capazes de atravessar as membranas das células do seu corpo. Uma vez que as células estejam comprometidas, tornam-se mais vulneráveis a outros produtos químicos tóxicos que podem estar junto com o LSS. Além do mais, o processo de fabricação do sulfato é extremamente poluente, para quê fabricar (e de quebra poluir o nosso habitat) se já existem componentes naturais com a mesma função?

Mais motivos…

Shampoo é um detergente, o que significa que retira completamente os óleos naturais do cabelo. Muito embora a maioria das pessoas não querem um cabelo gorduroso, tirar completamente os óleos naturais talvez não seja uma ideia para lá de interessante, pois quando o organismo recebe o sinal que o couro cabeludo está totalmente sem óleos, ele começa a produzir óleo em excesso em uma tentativa de estabilizar rapidamente o “problema”, dessa forma você se vê com uma necessidade de lavar o cabelo com mais frequência e consequentemente comprar mais shampoo. Ao contrário, quando você lava o cabelo apenas com água ou bicarbonato de sódio, o couro cabeludo atinge um equilíbrio na produção de óleos. E você acaba não entrando naquele círculo vicioso: lava o cabelo com shampoo, ops… fica muito seco, ai tem passar o condicionador, creme para pentear, consequentemente o que acontece, os produtos pesam e criam ainda mais oleosidade, ai começa tudo de novo, lava com shampoo. Nunca entendi isso, é como se você lavasse uma panela e depois passasse uma camada de gordura.

Photo on 23-09-14 at 12.24Particularmente, eu só lavo com a solução de semente de abacate, e nunca houve nenhum excesso de oleosidade capilar, caspas e nem coceira, e olha que já fazem oito meses que estou nesse processo. Com o cabelo já molhado, massageio bastante o couro cabeludo com as pontas dos dedos e depois enxaguo novamente. Como tenho cabelo enrolado e com muita fartura, resolvi pedir ao Matias que tem cabelo liso e bem pouquinho para fazer o mesmo, pois assim poderia observar se a técnica pode ser aplicada a todos os tipos de cabelo; 2 meses sem usar shampoo, o cabelo dele está lindo, sem nenhum sinal de oleosidade e já disse que não mais usará shampoo. Fortemente acredito que o segredo para uma boa limpeza esteja na massagem do couro cabeludo com as pontas dos dedos.

Receita de “shampoo” de semente de abacate 

1 semente de abacate (retire aquela casquinha marrom que protege a semente)

2 copos americanos de água

Rale a semente com ralador comum. Misture a semente ralada com a água e deixe fever por 10 minutos, com panela quase totalmente tampada. Retire do fogo mas deixe a mistura até a água esfriar, normalmente deixo por 1 hora. Depois é só você coar e está pronto.

Para facilitar a aplicação coloco o “shampoo” em um recipiente com funil – tipo aquelas garrafinhas de Ketchup de fica nos botecos.

Se você quiser continuar utilizando o seu shampoo convencional mas quer diminuir o consumo de plástico e consequentemente de poluição da natureza, é só você misturar 1/4 do seu shampoo com 3/4 da solução de semente de abacate. Assim você estará a aumentar a durabilidade do seu shampoo e também irá agredir menos o seu couro cabeludo.

 Possível desvantagem (na verdade eu considero uma vantagem) ao parar de utilizar shampoo:

Se você quiser continuar utilizando condicionador mesmo sem utilizar shampoo, é recomendável ler a composição dos condicionadores que você for comprar. Quem não lava o cabelo com sulfato não pode utilizar condicionadores que contenham silicones insolúveis e óleos minerais, pois eles só são retirados do fio com sulfato.

Os silicones e óleos minerais atuam como um revestimento no seu fio. Tais substâncias não trazem nenhum beneficio real ao cabelo, apenas fazem uma maquiagem na fibra criando uma falsa ilusão que o seu cabelo está brilhoso e saudável. Infelizmente essa camada faz com que água e hidratações não penetrem a fibra capilar, então a longo prazo, o cabelo pode ficar ressecado, por isso é necessário retira-los com sulfato. Infelizmente atualmente a maioria dos produtos funcionam apenas como uma maquiagem, quando utilizados o cabelo fica lindo, porém assim que lavar o efeito acaba. Adoro saber que agora estou utilizando substâncias que realmente hidratam meu cabelo e não apenas mascara tal resultado.

 Lista de Silicones Insolúveis, basicamente tudo que termina com ane ou one:

Trimethylsilylamodimethicone, Amodimethicone, Cyclopentasiloxane, Cyclomethicone, Dimethicone, Cetyl Dimethicone, Cetearyl Methicone, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Phenyl Trimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Dimethylpolysiloxane.

Lista de Óleos Minerais:
Petrolatum/petrolato, Mineral Oil/óleo mineral, Parafinum Liquid/parafina líquida, Vaselina, isoparafina e isododecane.

WP_20140922_001 (1)

Comecei esse projeto sem muitas expectativas, o meu objetivo principal era parar de utilizar produtos que de alguma forma poluíssem o ambiente, comecei a um ano comprando apenas produtos orgânicos, hoje a lista já é enorme. Sempre começo aos pouquinhos, um passo após o outro, sem muita pressa. Parar de utilizar produtos que contenham sulfato e silicones foi apenas um desses muitos passos já caminhados, mas foi um passo muito importante. 8 meses sem shampoo se passaram, o meu cabelo nunca esteve tão lindo, macio e saudável, mais do nunca questiono o uso de cosméticos, o poder das corporações, o peso do marketing e o preço da alienação.

Vídeo interessante

Anúncios

9 comentários

  1. Mesmo de longe tenho acompanhado um pouco do seu novo estilo de vida e sempre ouvi de você a necessidade de mudanças em nossa vida diária. Ler o seu texto me fez repensar e refletir sobre o consumo necessário que nos é imposto e ainda de quebra destruímos a nossa saúde. Fico muito feliz com a sua conscientização e com a sua realização pessoal. Parabéns! Eu te amoooooo…. Beijos

  2. Parabéns pela iniciativa e preocupação com o meio ambiente!!!! Sua dica é muito interessante, vou experimentar.

    E em relação ao cheiro, o cabelo não fica com um cheirinho desagradável, devido ao uso do vinagre?

    Abraços!!

    1. Quando eu uso o vinagre, eu passo e deixo no cabelo enquanto lavo o corpo, ai fica um cheiro sim, mas quando enxagua já diminui uns 80%, e dai uns 10 minutos já sai o cheiro completamente (o vinagre de maçã é melhor do que o neutro). Uma dica para quem gosta do cheirinho de shampoo é comprar essência de lavanda, por exemplo, e pingar algumas botas em um borrifador com água, ai é só passar no cabelo depois que sair do chuveiro. Para quem usa creme sem enxague, isso não será um problema. Quando você experimentar me conte o que achou. Abraços!

    1. Depois você me passa a marca da sua tinta para eu olhar a composição. O limão não é indicado porque é muito ácido e o couro cabeludo precisa de um pH neutro, caso contrário as glândulas produzem ainda mais óleos para tentar chegar ao pH ideal. O melhor é o vinagre de maça mesmo. Beijos!

  3. CArol, é um deleite cada texto seu, cada palavra , a gente viaja com você, sigo todos os seus posts as vezes demoro pra ler so pra poder ler como um livro…
    Sucesso sempre, vou tentar fazer o teste do shampoo mas…… são muitos anos ….mas juro que vou tentar.
    bjs no seu coração.Bia

  4. Obrigada Bia! Muito bom saber que você gosta de ler meus textos. Realmente são muitos anos usando shampoo, mas se você quiser tentar usar a técnica, vai parando aos poucos, comece lavando com shampoo apenas uma vez por semana, nos outros dias lave apenas com água e massageie bem o couro cabeludo com as pontas dos dedos, depois passe a usar o shampoo de 15 em 15 dias, e finalmente apenas 1 vez por mês. Quando você menos esperar já terá parado de usar shampoo completamente. Abraços!

  5. Flor, amei a dica!! Vou fazer o teste também e depois te falo como a juba reagiu!! A inteligência continua a mesma, mas os seus cabelos … quanta diferença!! Está mais linda ainda. Saudades, fiquem com Deus. beijos

Deixe uma mensagem!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s